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Apresentação

O programa possui níveis Mestrado e Doutorado, e é destinado a graduados em Medicina ou outras áreas relacionadas. Ele compreende o mestrado e o doutorado como níveis independentes e terminais de ensino, qualificação e titulação, considerando: 

a) Para o Mestrado, o domínio de competências em diversos cenários do campo de atuação do aluno, de forma autônoma e crítica; capacitando-o para solucionar problemas de complexidade crescente, preparar e ministrar aulas, elaborar e realizar projetos de pesquisa e trabalhos científicos;

b) Para o Doutorado, o domínio de competências no campo de atuação do aluno, capacitando-o para reflexão sobre situações novas, adoção de atitudes que lhe permitam integrar aspectos cognitivos e habilidades com elementos éticos e bioéticos, no desenvolvimento de linhas de pesquisa e na execução de projetos próprios e independentes; o Doutor deve ser capaz de criar e liderar núcleos de pesquisa, atuando com criatividade no desenvolvimento e aplicação de metodologias de pesquisa e de formando recursos humanos qualificados para o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços médicos de excelência na rede hospitalar, na comunidade e no Sistema Único de Saúde como um todo;

c) Pós-Doutorado, entendido como um programa de estudo e pesquisa com prazo limitado, desenvolvido por portador de título de Doutor, não constituindo curso ou nível específico de estudos pós-graduados, nem conferindo grau ou título acadêmico.

O conjunto de disciplinas propicia a base teórica a ser desenvolvida com os alunos, para dar suporte ás áreas de concentração e suas linhas de pesquisa, com ênfase na metodologia científica incluindo a bioestatística com modelos não lineares, a avaliação tecnológica em saúde e o processo de decisão clínica e teoria de sistemas complexos.

A Pós-Graduação de Cardiologia possui 16 docentes plenos e a maioria tem bolsa de produtividade da FAPERJ, CAPES ou CNPq. Existem atualmente um Professor Visitante Sênior, Prof Cláudio Gil Soares, e um Professor Visitante Externo, John Edward Hesketh, PhD –- Newscastle University.

Estão matriculados 38 alunos, dos quais 17 são bolsistas, sendo 9 a nível de Doutorado e 8 a nível de Mestrado.

Os alunos graduados no programa são docentes e/ou pesquisadores em todas as universidades do Rio de Janeiro, em diversos estados do País e em universidades de outros países. Ex-alunos assumiram posições em universidades, como reitores ou pró-reitores e também como secretários de saúde de diversos estados.

Histórico

Em 1971, com as ideias pioneiras dos Professores Antônio Paes de Carvalho e Edson Abdalla Saad e com a ajuda inestimável dos Professores Waldemar Deccache e José Ananias Figueira da Silva que juntos compuseram o seu Comitê Executivo, criou-se um dos primeiros Cursos de Pós-graduação do Brasil-Curso de Pós-Graduação em Cardiologia e Biofísica da Circulação da UFRJ.

No início, funcionando com aulas nos anfiteatros da Faculdade de Medicina, na Praia Vermelha e nas Enfermarias da Santa Casa e do Moncorvo Filho, matricularam-se praticamente todos os docentes da UFRJ que ainda não tinham esta titulação, recém-introduzida na legislação brasileira como obrigatória para a evolução funcional na carreira docente. Nos anos seguintes, vários cardiologistas e professores de outras universidades brasileiras também vieram em busca da titulação formal. Assim, desde 1971 no Mestrado e a partir de 1976 com o início do Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Cardiologia tem contribuído para o aperfeiçoamento profissional de inúmeros professores universitários e cardiologistas do nosso país.

Para que este importante desempenho no ensino de pós-graduação fosse possível, o papel dos três Professores Coordenadores do Programa, desde a sua criação, foi fundamental: Edson Abdalla Saad – de 1971 a 1979, Waldemar Deccache – de 1980 a 1990 e Aristarco Siqueira Filho – de 1991-2013. Atualmente é coordenado pela Professora Gláucia Maria Moraes de Oliveira, também oriunda desse PPG.

Até meados de 2015, o Programa de Cardiologia teve 193 dissertações concluídas no Curso de Mestrado e 79 teses concluídas no Doutorado.

O programa tem como perspectivas no curto prazo: aumentar a produtividade dos docentes e discentes, com o estímulo para publicações em revistas indexadas de alto impacto; aumentar as cooperações com outras instituições e os projetos financiados; aumentar as publicações e teses na área de Epidemiologia, de forte cunho social no Estado e no País; crescimento da área de avaliação de novas Tecnologias e reconstrução do aparelho cardiovascular por computação. 

Estutura Administrativa

O Programa tem os seguintes responsáveis em sua estrutura administrativa:

  • Coordenador Geral: Glorimar Rosa
  • Coordenador Substituto: Tiago Arruda Sanches
  • Coordenador Adjunto do Mestrado: Roberto Coury Pedrosa
  • Coordenador Adjunto do Doutorado: Nelson Albuquerque de Souza e Silva
  • Coordenador de Pesquisa: Emiliano Horácio Medei

A Comissão Deliberativa do Programa é formada pelos coordenadores acima definidos e por um representante do corpo discente, a aluna de doutorado Mauara Scorsato. 

Ainda, também fazem parte do Programa: 

Comissão de Planejamento estratégico, que tem como objetivo: direcionar as ações a serem desenvolvidas pelo Programa, sendo composta pelos professores, Gisele Zapata-Sudo (Presidente da Comissão); Gláucia Maria Moraes de Oliveira; Basílio de Bragança Pereira (Professor Emérito da UFRJ); Professor Nelson Albuquerque de Souza e Silva (Professor Emérito da UFRJ); Professor Roberto Coury Pedrosa.

Comissão Permanente de Credenciamento de Docentes, composta pelos professores: Adalberto Ramon Vieyra; Basílio de Bragança Pereira; Gláucia Maria Moraes de Oliveira e mais os professores que serão convidados.

Os seguintes critérios são adotados para o credenciamento dos docentes: 

Permanente: 1- ter orientado pelo menos um aluno de mestrado/doutorado/ano no triênio; 2- produção científica que some pelo menos 250 pontos no triênio segundo Qualis Periódicos da área de medicina I da CAPES; 3- estar associado a um grupo de pesquisa e ter projeto sob sua coordenação ou estar participando de pelo menos uma linha de pesquisa do programa 4- ter pelo menos um aluno de iniciação científica de preferência associado aos alunos de pós-graduação; 5- encoraja-se os que forem pesquisadores do CNPq; 6- encoraja-se os que possuírem financiamento para projetos; 7- ser da UFRJ ou instituições conveniadas com a UFRJ. 

Colaborador: 1- ter orientado pelo menos uma tese no triênio ou estar orientando no momento; 2- ter produção científica que some mais de 150 pontos no triênio; 3- estar associado somente a um outro programa de pós-graduação. 

Objetivos

  • Formar profissionais com plena consciência de cidadania e com valores humanísticos e éticos que possam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, manter e recuperar a saúde da população e minimizar o efeito das doenças.
  • Capacitar para a docência em ensino de graduação e de pós-graduação.
  • Prover formação científica ampla e aprofundada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
  • Estimular a capacidade e o conhecimento individual voltados para a metodologia de pesquisa, visando o desenvolvimento de novos métodos aplicáveis à área de saúde cardiovascular.
  • Promover a integração funcional com instituições científicas e com profissionais da área de saúde cardiovascular e de outras áreas de conhecimento para o desenvolvimento da pesquisa clínica, básica e tecnológica e inovação em saúde cardiovascular.
  • Estabelecer relacionamento com o sistema único de saúde de modo a desenvolver pesquisas voltadas para as necessidades da população, com ênfase na área de avaliação tecnológica em saúde cardiovascular e avaliação de serviços, ampliar o campo de treinamento dos profissionais de saúde e difundir o conhecimento científico-tecnológico para a população.

Inserção Social

O Programa tem forte ênfase na sua inserção Social através de pesquisas realizadas pelo INCT-MACC do qual faz parte juntamente com 42 instituições nacionais e internacionais, pelo NATS, Rede REBRATS e Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) da RNP/MCT (http://rute.rnp.br/), colaborando com o Ministério da Ciência e Tecnologia (em educação à distância e uso de tecnologias multimídia de ponta), com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, especialmente no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS/DECIT-MS).

A produção científica do Programa tem servido de base para decisões gerenciais do SUS, como por exemplo, incorporação de novas tecnologias como os stents farmacológicos ou implementação de tecnologias sub-utilizadas, mas úteis para a população, como o uso de Trombolíticos no Infarto agudo do miocárdio com consultoria através de novas técnicas de comunicação à distância, desenvolvidas com os INCT e o Laboratório LAND/COPPE (projeto TIET-Trombólise no infarto agudo do miocárdio na emergência com consultoria à distância por Telemedicina).

Esta integração possibilita troca de conhecimentos e projetos conjuntos com outros pesquisadores e com os gerentes estaduais e municipais de saúde.

Integração com a Graduação

Os alunos de mestrado e de doutorado do Programa atuam junto à graduação durante o período que cursam as disciplinas de Treinamento Didático (FMM 710 e 711 - Mestrado e FMM 845 e 846 - Doutorado). Os alunos de pós-graduação ajudam a planejar o curso, auxiliam no preparo dos casos clínicos a serem apresentados e discutem a metodologia de ensino. Também são responsáveis pelo levantamento bibliográfico e de sites da internet para auxilio e orientação dos alunos de graduação.

Alguns deles, principalmente os de doutorado, também participam dos seminários e das mesas-redondas que ocorrem semanalmente durante o curso de graduação.Nos laboratórios da área básica e nos projetos de cunho clínico e epidemiológico, os pós-graduandos têm papel fundamental no ensino das técnicas básicas e das metodologias a serem empregadas pelos alunos de iniciação científica.

O aumento de alunos de iniciação científica nos projetos de pesquisa aumentou a inter-relação entre os alunos de graduação e pós-graduação do Programa. Os alunos de graduação participam junto com os alunos de pós-graduação da coleta e análise dos dados e elaboração dos manuscritos.

Intercâmbios

Intercâmbios Nacionais

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/MEC com várias instituições de diferentes áreas de conhecimento: Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Eletrofisiologia), Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Bioquímica, Instituto de Microbiologia, Complexo Hospitalar da UFRJ, COPPE (Engenharia de Produção, Laboratório LAND, Engenharia Biomédica), Instituto de Matemática.
  • Universidade Federal Fluminense
  • UFF/MEC - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ/ENSP/MS
  • Instituto Nacional de Cardiologia de Laranjeiras (INCL/MS)
  • Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/CNPq/ MCTI). O PPG em Medicina (Cardiologia) é parte do Instituto Nacional de Pesquisa em Medicina Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). O INCT-MACC, coordenado pelo LNCC/MCT, foi criado após vencer concorrência de edital do Ministério da Ciência e Tecnologia para implementar política de desenvolvimento científico para o Brasil através da cooperação interinstitucional, congregando 42 instituições nacionais e internacionais.

Intercâmbios Internacionais

O programa faz parte do INCT MACC e através do mesmo tem parcerias com as seguintes instituições internacionais: CAB-CNEA-División de Mecánica Computacional do Centro Atómico Bariloche, Bariloche- Argentina; MDP= Dpto. de Mecánica & Laboratorio de Bioingeniería, Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Mar del Plata, Mar del Plata- Argentina; PLADEMA, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina; CALGARY- Department of Electrical and Computer Engineering, and Department of Surgery and Radiology, University of Calgary, Calgary, Alberta-Canadá; CISTIB- Group for Computational Imaging & Simulation Technologies in Biomedicine, Pompeu Fabra University-Espanha;ESIEE-Ecole Superiore d`Ingenieurs en Electronique et Electrotechnique, Paris-França; POLIMI=Modelling and Scientific Computing, Dipartimento di Matematica, Politecnico di Milano-Itália;SWAN-University of Wales Swansea,Reino Unido;EPFL=Ecole Polytechnique Federale de Lausanne-Suíça; UPORTO=Universidade do Porto-Portugal.

Mais recentemente estamos pleiteando o INCT (In)atividade Física e Exercício com projetos de diversas universidade brasileiras com nove parceiros internacionais (Áustria, Canadá, Eslováquia, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal)

Atividades do Programa

EM BREVE
 

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