O programa possui níveis Mestrado e Doutorado, e é destinado a graduados em Medicina ou outras áreas relacionadas. Ele compreende o mestrado e o doutorado como níveis independentes e terminais de ensino, qualificação e titulação, considerando:
a) Para o Mestrado, o domínio de competências em diversos cenários do campo de atuação do aluno, de forma autônoma e crítica; capacitando-o para solucionar problemas de complexidade crescente, preparar e ministrar aulas, elaborar e realizar projetos de pesquisa e trabalhos científicos;
b) Para o Doutorado, o domínio de competências no campo de atuação do aluno, capacitando-o para reflexão sobre situações novas, adoção de atitudes que lhe permitam integrar aspectos cognitivos e habilidades com elementos éticos e bioéticos, no desenvolvimento de linhas de pesquisa e na execução de projetos próprios e independentes; o Doutor deve ser capaz de criar e liderar núcleos de pesquisa, atuando com criatividade no desenvolvimento e aplicação de metodologias de pesquisa e de formando recursos humanos qualificados para o ensino, a pesquisa e a prestação de serviços médicos de excelência na rede hospitalar, na comunidade e no Sistema Único de Saúde como um todo;
c) Pós-Doutorado, entendido como um programa de estudo e pesquisa com prazo limitado, desenvolvido por portador de título de Doutor, não constituindo curso ou nível específico de estudos pós-graduados, nem conferindo grau ou título acadêmico.
O conjunto de disciplinas propicia a base teórica a ser desenvolvida com os alunos, para dar suporte ás áreas de concentração e suas linhas de pesquisa, com ênfase na metodologia científica incluindo a bioestatística com modelos não lineares, a avaliação tecnológica em saúde e o processo de decisão clínica e teoria de sistemas complexos.
A Pós-Graduação de Cardiologia possui 16 docentes plenos e a maioria tem bolsa de produtividade da FAPERJ, CAPES ou CNPq. Existem atualmente um Professor Visitante Sênior, Prof Cláudio Gil Soares, e um Professor Visitante Externo, John Edward Hesketh, PhD –- Newscastle University.
Estão matriculados 38 alunos, dos quais 17 são bolsistas, sendo 9 a nível de Doutorado e 8 a nível de Mestrado.
Os alunos graduados no programa são docentes e/ou pesquisadores em todas as universidades do Rio de Janeiro, em diversos estados do País e em universidades de outros países. Ex-alunos assumiram posições em universidades, como reitores ou pró-reitores e também como secretários de saúde de diversos estados.
Em 1971, com as ideias pioneiras dos Professores Antônio Paes de Carvalho e Edson Abdalla Saad e com a ajuda inestimável dos Professores Waldemar Deccache e José Ananias Figueira da Silva que juntos compuseram o seu Comitê Executivo, criou-se um dos primeiros Cursos de Pós-graduação do Brasil-Curso de Pós-Graduação em Cardiologia e Biofísica da Circulação da UFRJ.
No início, funcionando com aulas nos anfiteatros da Faculdade de Medicina, na Praia Vermelha e nas Enfermarias da Santa Casa e do Moncorvo Filho, matricularam-se praticamente todos os docentes da UFRJ que ainda não tinham esta titulação, recém-introduzida na legislação brasileira como obrigatória para a evolução funcional na carreira docente. Nos anos seguintes, vários cardiologistas e professores de outras universidades brasileiras também vieram em busca da titulação formal. Assim, desde 1971 no Mestrado e a partir de 1976 com o início do Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Cardiologia tem contribuído para o aperfeiçoamento profissional de inúmeros professores universitários e cardiologistas do nosso país.
Para que este importante desempenho no ensino de pós-graduação fosse possível, o papel dos três Professores Coordenadores do Programa, desde a sua criação, foi fundamental: Edson Abdalla Saad – de 1971 a 1979, Waldemar Deccache – de 1980 a 1990 e Aristarco Siqueira Filho – de 1991-2013. Atualmente é coordenado pela Professora Gláucia Maria Moraes de Oliveira, também oriunda desse PPG.
Até meados de 2015, o Programa de Cardiologia teve 193 dissertações concluídas no Curso de Mestrado e 79 teses concluídas no Doutorado.
O programa tem como perspectivas no curto prazo: aumentar a produtividade dos docentes e discentes, com o estímulo para publicações em revistas indexadas de alto impacto; aumentar as cooperações com outras instituições e os projetos financiados; aumentar as publicações e teses na área de Epidemiologia, de forte cunho social no Estado e no País; crescimento da área de avaliação de novas Tecnologias e reconstrução do aparelho cardiovascular por computação.
O Programa tem os seguintes responsáveis em sua estrutura administrativa:
A Comissão Deliberativa do Programa é formada pelos coordenadores acima definidos e por um representante do corpo discente, a aluna de doutorado Mauara Scorsato.
Ainda, também fazem parte do Programa:
Comissão de Planejamento estratégico, que tem como objetivo: direcionar as ações a serem desenvolvidas pelo Programa, sendo composta pelos professores, Gisele Zapata-Sudo (Presidente da Comissão); Gláucia Maria Moraes de Oliveira; Basílio de Bragança Pereira (Professor Emérito da UFRJ); Professor Nelson Albuquerque de Souza e Silva (Professor Emérito da UFRJ); Professor Roberto Coury Pedrosa.
Comissão Permanente de Credenciamento de Docentes, composta pelos professores: Adalberto Ramon Vieyra; Basílio de Bragança Pereira; Gláucia Maria Moraes de Oliveira e mais os professores que serão convidados.
Os seguintes critérios são adotados para o credenciamento dos docentes:
Permanente: 1- ter orientado pelo menos um aluno de mestrado/doutorado/ano no triênio; 2- produção científica que some pelo menos 250 pontos no triênio segundo Qualis Periódicos da área de medicina I da CAPES; 3- estar associado a um grupo de pesquisa e ter projeto sob sua coordenação ou estar participando de pelo menos uma linha de pesquisa do programa 4- ter pelo menos um aluno de iniciação científica de preferência associado aos alunos de pós-graduação; 5- encoraja-se os que forem pesquisadores do CNPq; 6- encoraja-se os que possuírem financiamento para projetos; 7- ser da UFRJ ou instituições conveniadas com a UFRJ.
Colaborador: 1- ter orientado pelo menos uma tese no triênio ou estar orientando no momento; 2- ter produção científica que some mais de 150 pontos no triênio; 3- estar associado somente a um outro programa de pós-graduação.
O Programa tem forte ênfase na sua inserção Social através de pesquisas realizadas pelo INCT-MACC do qual faz parte juntamente com 42 instituições nacionais e internacionais, pelo NATS, Rede REBRATS e Rede RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) da RNP/MCT (http://rute.rnp.br/), colaborando com o Ministério da Ciência e Tecnologia (em educação à distância e uso de tecnologias multimídia de ponta), com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, especialmente no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS/DECIT-MS).
A produção científica do Programa tem servido de base para decisões gerenciais do SUS, como por exemplo, incorporação de novas tecnologias como os stents farmacológicos ou implementação de tecnologias sub-utilizadas, mas úteis para a população, como o uso de Trombolíticos no Infarto agudo do miocárdio com consultoria através de novas técnicas de comunicação à distância, desenvolvidas com os INCT e o Laboratório LAND/COPPE (projeto TIET-Trombólise no infarto agudo do miocárdio na emergência com consultoria à distância por Telemedicina).
Esta integração possibilita troca de conhecimentos e projetos conjuntos com outros pesquisadores e com os gerentes estaduais e municipais de saúde.
Os alunos de mestrado e de doutorado do Programa atuam junto à graduação durante o período que cursam as disciplinas de Treinamento Didático (FMM 710 e 711 - Mestrado e FMM 845 e 846 - Doutorado). Os alunos de pós-graduação ajudam a planejar o curso, auxiliam no preparo dos casos clínicos a serem apresentados e discutem a metodologia de ensino. Também são responsáveis pelo levantamento bibliográfico e de sites da internet para auxilio e orientação dos alunos de graduação.
Alguns deles, principalmente os de doutorado, também participam dos seminários e das mesas-redondas que ocorrem semanalmente durante o curso de graduação.Nos laboratórios da área básica e nos projetos de cunho clínico e epidemiológico, os pós-graduandos têm papel fundamental no ensino das técnicas básicas e das metodologias a serem empregadas pelos alunos de iniciação científica.
O aumento de alunos de iniciação científica nos projetos de pesquisa aumentou a inter-relação entre os alunos de graduação e pós-graduação do Programa. Os alunos de graduação participam junto com os alunos de pós-graduação da coleta e análise dos dados e elaboração dos manuscritos.
O programa faz parte do INCT MACC e através do mesmo tem parcerias com as seguintes instituições internacionais: CAB-CNEA-División de Mecánica Computacional do Centro Atómico Bariloche, Bariloche- Argentina; MDP= Dpto. de Mecánica & Laboratorio de Bioingeniería, Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Mar del Plata, Mar del Plata- Argentina; PLADEMA, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina; CALGARY- Department of Electrical and Computer Engineering, and Department of Surgery and Radiology, University of Calgary, Calgary, Alberta-Canadá; CISTIB- Group for Computational Imaging & Simulation Technologies in Biomedicine, Pompeu Fabra University-Espanha;ESIEE-Ecole Superiore d`Ingenieurs en Electronique et Electrotechnique, Paris-França; POLIMI=Modelling and Scientific Computing, Dipartimento di Matematica, Politecnico di Milano-Itália;SWAN-University of Wales Swansea,Reino Unido;EPFL=Ecole Polytechnique Federale de Lausanne-Suíça; UPORTO=Universidade do Porto-Portugal.
Mais recentemente estamos pleiteando o INCT (In)atividade Física e Exercício com projetos de diversas universidade brasileiras com nove parceiros internacionais (Áustria, Canadá, Eslováquia, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal)