09 10 PosCardio noticia defesaDoutoradoConfira o edital de Mestrado 2019.1 aqui

Confira o edital de Doutorado 2019.1 aqui

01 10 PosCardio noticia defesaDoutoradoO aluno Gabriel Camargo defendeu a tese intitulada "Quantificação da massa e volume ventricular esquerdo em ressonância magnética cardíaca com aquisição em tempo real utilizando amostras esparsas e reconstrução iterativa". A defesa ocorreu no dia 25 de setembro, às 10 horas, no auditório Alice Rosa, 12º andar do HUCFF/UFRJ.

Resumo:

A tese teve como objetivo testar a acurácia e precisão de uma nova técnica de aquisição de imagens em ressonância magnética (RM) cardíaca. Com modificações tanto na forma de reconstrução como na de aquisição do sinal, o protótipo testado foi capaz de reduzir em 11 vezes o tempo necessário para obtenção de imagens em movimento do coração. Como consequência, a técnica tem potencial para tornar o exame menos dependente da regularidade do ritmo cardíaco e da capacidade de apnéia dos pacientes, além de reduzir o seu tempo total a quase metade dos atuais 20 a 30 minutos. Isso ampliaria o acesso ao teste e o tornaria mais confortável. Os resultados já publicados do trabalho¹ estão entre os primeiros a confirmar que o protótipo testado possui desempenho quantitativo e qualitativo semelhante à forma usual de obtenção de imagens, que é também considerada o atual padrão ouro para a análise estrutural cardíaca.

Considerando as vantagens mencionadas, é provável que essa nova técnica ultra-rápida de obtenção de imagens em RM venha a substituir o atual padrão ouro em exames cardíacos. Pesquisas recentes, que já utilizaram como referência os dados originais dessa tese, vêm confirmando seus achados em cenários diversos, e contribuindo para fornecer o nível de evidência científica necessário para dar suporte a essa mudança de paradigma.

¹. Magn Reson Imaging. 2017 May; 38:138-144. doi: 10.1016 / j.mri.2017.01.002

Confira as fotos da Defesa:

dfg dbbea182-6953-438f-941f-3b444e101eda

01 10 PosCardio noticia seminarioNos dias 22 e 23 de outubro, o seminário A Pesquisa Clínica no HUCFF UFRJ irá discutir os aspectos éticos e estruturais da pesquisa no HUCFF. O evento é destinado a professores, pesquisadores, alunos de Pós-graduação e alunos de Iniciação Científica.

Data: 22 e 23 de outubro de 2018
Local: Auditório Halley Pacheco – 8º andar