• banner formacao 2
  • banner metasV2
  • banner objetivo

Pesquisar em Áreas de Concentração

Avaliação do acometimento cardiovascular de doenças sistêmicas

 

Aspectos ecocardiográficos em pacientes com polineuropatia amiloidótica familiar

 

Comprometimento cardiovascular em pacientes com polineuropatia amiloidótica familiar

 

Mortalidade cardiovascular após a epidemia de dengue

 

Estudio del remodelado eléctrico cardiaco en un modelo experimental de diabetes tipo 2

 

Avaliação diagnóstica e prognóstica das doenças sistêmicas com acometimento cardiovascular

 

Análise da modulação autonômica cardíaca de pacientes com cirrose hepática de diferentes gravidades

Resumo

Fundamentação: Os pacientes portadores de cirrose hepática apresentam diversas alterações associadas, sendo a disfunção do sistema autonômico (SNA) uma delas. A diminuição da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) está associada à adaptabilidade anormal e insuficiente do SNA sobre a modulação autonômica cardíaca. No entanto, a literatura não é clara sobre a resposta da VFC de pacientes cirróticos.

Objetivo: Avaliar o comportamento da VFC de pacientes portadores de cirrose na transição postural e durante a M-ASR. Desenho do Estudo: Estudo transversal, observacional e controlado.

Métodos: Serão recrutados indivíduos acima de 18 anos, de ambos os sexos, e diagnosticados com cirrose hepática. A análise da função autonômica será feita em um único dia, no período da tarde, através de um cardiofrequencímetro. Os dados serão coletados em repouso, na posição supina e na posição ortostática por 10 minutos, em seguida será feita a coleta durante a manobra de acentuação da arritmia sinusal respiratória (M-ARS), na posição supina, por 6 minutos. Importância do Estudo: Este estudo contribuirá para a compreensão das alterações da VFC nos pacientes cirróticos.

Palavras-chaves: Cirrose, M-ARS, MELD, sistema nervoso autonômico, VFC.

 

Avaliação da variabilidade da frequência cardíaca e do limiar de pressão em indivíduos com dor crônica após visualização de imagens aversivas

 

Avaliação da variabilidade da frequência cardíaca e reconhecimento de faces em pessoas com dor crônica

 

Efeitos do EPAP e da CPAP na arritmia sinusal respiratória e na variabilidade de frequência cardíaca de indivíduos com doença cardiorrespiratória crônica

Topo